Perguntas Frequentes

Há empresas que indicam que fazem mudanças e distribuições. O que pensar destas empresas?

Normalmente uma distribuição é a entrega de diversos volumes de diferentes clientes em diferentes moradas de destino. Estas empresas de distribuição não utilizam ajudantes e, como tal, quando vendem o serviço de mudanças enviam pessoal eventual.

Qual é o risco de utilizar pessoal eventual?

O maior risco é o de essas pessoas não terem qualquer vínculo com a empresa, como tal o interesse deles é apenas de fazer umas horas e receber o dinheiro no final. O empenho normalmente não é satisfatório, pelo que o risco de danos nos bens e de furtos é elevado.

Há empresas que só trabalham há hora, outras fazem orçamento. Qual o método que deverei escolher?

A recomendação principal é de trabalhar por orçamento fixo, já que apenas desta forma poderá saber quanto vai despender. Os serviços hora apenas são recomendados para a mudança de 5 a 10 objectos sem complexidade de desmontagens e que seja evidente que duas a três horas são suficientes para a realização do serviço.

Mas há empresas que dizem só trabalhar há hora e que não fazem orçamento. O que deverei fazer?

Se fizer muita questão em trabalhar com essa empresa insista numa visita. Caso contrário forneça uma informação/descrição detalhada dos seus bens e exija que a empresa assuma um compromisso de um máximo de X horas.

Envie a informação por escrito para evitar mal entendidos.

Exija de igual forma por escrito as condições. Lembre-se que se não indicar correctamente todos os bens a empresa pode fazer um acréscimo de valor no final.

Vejo por vezes papeis/cartazes colados nas paredes das ruas com a indicação que fazem mudanças e sem referencias a uma empresa. Deverei contactar essas pessoas?

A resposta é não. As razões são várias.

1 – A primeira e principal razão pode-lhe parecer estranha mas, se valoriza a ética e a cidadania não promova este tipo de propaganda que suja as ruas onde todos vivemos, se está cansado de sujidade nas ruas não promova este tipo de publicidade. Não utilize nem recomende este tipo de indivíduos.

2 – A maioria desses telefones são indivíduos que têm uma ou duas viaturas e fazem uns “biscates” em mudanças. Se alguma coisa correr mal o mais certo é ter problemas com os prestadores do serviço.

3 – Como “biscate” que é, e como não têm serviço regular as pessoas que lá trabalham são eventuais sem qualquer experiência nas diversas tarefas de mudanças.

4 – Sem qualquer indicação extra, o risco de o camião desaparecer ou ser apreendido com todos os seus bens é uma realidade. Um número de telefone muda-se de um dia para o outro. Onde vai procurar uma pessoa que só sabe o telefone? Procure sempre saber mais sobre a empresa. Nome, contribuinte, morada, se tem alvará, telefones fixos, se passam factura, se utilizam guias de transporte.

Há empresas que dizem utilizar cobertores, e outras, cartão e filme.

Partindo do pressuposto que esses materiais servem para proteger os móveis, a utilização de cobertores é muito deficiente, já que os cobertores normalmente são utilizados para protecção dentro da viatura. Os momentos de maior perigo são durante o manuseamento entre os trajectos de casa até à viatura e depois na descarga da viatura até casa.

Se considera importante a protecção dos seus bens solicite por escrito que os bens sejam embalados em cartão.

Lembre-se que se não o fizer, será difícil reclamar um dano já que não será razoável pedir uma boa protecção sem pagar essa mesma protecção.

Estou a avaliar realizar a minha mudança com recurso a rent-a-car e a ajuda de uns amigos. Quais são as vantagens e as desvantagens?

Apesar de poder ser mais económica numa primeira avaliação. Nem sempre é isso que acontece. Nem sempre a diferença compensa o esforço.

Vantagens:

–  Gere os timings das mudanças;

–  Controla a 100% os seus bens;

–  Pode ser um dia mais divertido na presença de amigos e família;

–  Eventual custo mais reduzido.

Desvantagens:

–  Esforço físico e desgaste de um dia a carregar móveis;

–  Fica comprometido para ajudar os seus amigos e família a mudar de casa. Avalie se a casa deles for maior e com acessos mais difíceis o esforço que vai ter de fazer;

–  Possivelmente vai pagar-lhes as refeições (pequeno almoço, almoço, lanche e jantar);

–  O risco de estragos é bastante mais elevado;

–  Vai perder tempo de aluguer de rent-a-car, recolha e entrega de viatura, combustível, seguro/franquia no caso de acidente;

–  Arrumar os bens correctamente na viatura é complexo. Cada curva, aceleração e travagem é um momento de risco;

–  Normalmente os rent-a-car não fornecem cobertores, e cintas para amarrar as cargas;

–  Se não couber tudo de uma vez irá andar de um lado para o outro com todas as pessoas e consequentes custos de deslocação.

Há empresas que indicam fazer a mudança completa em um dia. É possível?

Algumas empresas têm métodos de trabalho que lhes permite realizar as mudanças em um dia. Normalmente esse serviço é realizado com a intervenção de mais recursos nesse dia.

Mas ao tentarem fazer mais rápido não haverá risco acrescido de estragos?

O método utilizado para fazer uma mudança em dois dias consiste no envio de uma equipa de 3 a 4 técnicos no primeiro dia para realizar a embalagem. No dia seguinte essa mesma equipa vai para mudar os bens de um lado para o outro.

Quando a empresa propõe realizar o serviço em 1 dia deverá enviar o dobro dos recursos e terá de realizar as diversas tarefas de embalagem, desmontagem e carga numa sequência. Este método obriga a uma boa organização. Com este método a mudança não é feita mais rápida (em velocidade) mas sim as tarefas são feitas por mais recursos humanos, logo não parece haver mais riscos.

Também a utilização de elevadores exteriores ajuda a encurtar o tempo das tarefas de cargas e descargas.

A proximidade da empresa tem influência no preço?

A maioria das empresas não apresenta diferença no preço quando o serviço é realizado num raio de 50 kms. Logo o facto de a empresa ser de perto não trará vantagem relativamente a custos. Mesmo que a empresa que lhe transmite mais confiança seja um pouco mais longe isso não irá encarecer o serviço.

Há empresas que alegam ter Alvará. O que é um Alvará?

Um alvará é uma licença oficial emitida pelo Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (antiga Direcção Geral de Transportes Terrestres).

Desde 16 de Agosto de 2007, entrou em vigor o Decreto-Lei nº 257/2007 que estabelece as regras para a emissão do Alvará.

Para ter acesso ao Alvará as empresas têm de preencher alguns requisitos.

–  Idoneidade – Garante que o gerente da empresa tem um comportamento sem ilegalidades no decorrer da sua actividade;

–  Capacidade profissional – Indica que o gerente teve de frequentar um curso de formação em transportes e que foi qualificado;

–  Capacidade financeira – Que no mínimo a empresa tem um capital social de 50.000 euros;

–  Que cumpre com as obrigações fiscais.

Quais as informações base de uma empresa?

Depois de filtrar as fontes de informação, onde deverá excluir os “autocolantes” da rua. Solicite às empresas o seguinte:

a) Que lhe enviem a informação por escrito onde deverá constar:

4  Têm alvará de transporte;

4  Número de contribuinte;

4  Morada;

4  Telefone fixo;

4  Condições do seguro.

Pedi informação via telefone e não me enviaram a informação por escrito o que deverei fazer?

Se fizer questão de realizar a mudança com essa empresa insista um pouco. Se mesmo assim eles não responderem, a nossa recomendação é para que exclua essa empresa e procure outra. Isto porque, não responder a um potencial serviço pode indicar desorganização, não querer comprometer-se por escrito com o que falaram telefonicamente e no caso de reclamação a resposta vai ser ainda mais difícil.

Se alguma coisa correr mal o que deverei fazer?

Antes de iniciar o transporte certifique-se que a empresa tem alvará e que irá preencher uma guia de transporte. Na guia deverá vir escrito o nome da empresa, contribuinte, morada e número de alvará. Peça para preencher antes de iniciar o serviço.

Se alguma coisa se estragar, solicite a guia e escreva a ocorrência no espaço reservado ao expedidor/destinatário. Seguidamente proponha pagar 70 ou 80% do valor solicitado até que a situação fique resolvida.

No caso da empresa não resolver e se tiver alvará, “pressione” com o livro de reclamações. A empresa terá mais interesse em resolver-lhe o problema que ter uma inspecção e correr o risco de perder o alvará. É por isso que ter alvará é muito importante.

Que seguros existem para mudanças?

Estes seguros em Portugal são complicados de realizar. Nem todas as empresas conseguem ter este tipo de seguros.

Das pesquisas que realizamos verificamos que poucas empresas têm efectivamente seguros de mudanças.

A maioria quando nos responde ao tema seguros, não nos dá qualquer explicação/declaração por escrito do que está incluído, excluído e quais as condições relativamente a franquias.

Recomendamos que peça uma cópia da declaração da companhia em como a empresa tem um seguro de transporte valido.